segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto festa junina - Literatura de Cordel





        PROJETO FESTA JUNINA        
TEMA: Literatura de Cordel

Justificativa

               Estamos quase no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas.  Ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições.
             A proposta é utilizar da técnica de xilogravura presente nas festas populares, para que os educando sintam e conheçam um pouco da arte popular nordestina e suas variações utilizando uma produção própria, que será oportunamente, exposta em nosso São João.
Objetivo Geral

v  Inserir no ensino-aprendizagem da arte, o conhecimento e a valorização da comunicação oral e visual, presentes nas capas dos folhetos de cordel.

 Objetivos: Atitudes a formar ou desenvolver:         
  • Gosto pelas festas juninas ( Historia)
  • Interesse em colaborar ( Religião )
  • Admiração pelo homem do campo ( História )
  • Trabalhar e divertir-se em conjunto ( Artes )
  • Cantar e dançar ritmicamente (Artes)
  • Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício ( Religião)
  • Desenvolver a linguagem oral da literatura cordel. ( Redação )
Música
Músicas juninas ou de cordel.
Movimento: Danças, quadrilha e teatro.
Desenvolvimento

        Através de conversas, despertar o interesse pelo assunto. Discutir as características da festa junina; as vestes dos participantes, a ornamentação do ambiente, as comidas típicas e as canções. A vida do homem do campo: costumes, alimentação, trabalho, etc
Atividades Linguagem oral e escrita 
  • Rodinhas informativas
  • Coro falado
  • Poesias
Artes colorido – ornamentação da escola
Dobradura – confecção de bandeirinhas

Natureza e sociedade
  • Como a família e a comunidade comemoram estas festas.
  • Alimentação
  • A vida do homem do campo: vestuário, alimentação, transportes, casa, ferramentas usadas para o trabalho: enxada, machado, arado, etc
Avaliações:  Séries do 1º ao 5º ano.
·         Só irão ter provas de Português, Matemática, Ciências e Geografia.
·         As outras unidades vão ser trabalhos sobre o tema escolhido ( Literatura e cordel ) e São João.
O convite
·         O convite será confeccionado pelos professores. ( cada prof. Ficará com uma parte do convite) .
Data da festa:  17-06-2011          O horário normal da escola.
Literatura e cordel
·         Cada prof. Pesquisará uma literatura de cordel sergipana para ser trabalhada na apresentação da festinha. ( escolher a musica e movimento )
Lembrancinha Individual: Cada prof. Deverá fazer uma lembrancinha junina, que será entregue no último dia de aula. 15-06-2011  ( 1º semestre ).
Encerramento: Festa junina
Literatura de cordel
1.       Olha a gente, a quermesse                         Festa junina que preze
Pra mim é uma maravilha                         Tem que ter muita emoção
Vejo no alto do céu                                      Tem bandeiras coloridas
Um balão que sempre brilha                    Com certeza tem balão         
Na quadra, vejo uma dança                       E na terra tem fogueira
Que é chamada de quadrilha.                   Fogueira de São João.


Olha gente, aqui eu sigo                          Vou contar outro ditado
Com minha literatura                              No meu verso de caboclo
Dos ditados populares                             Preste atenção, minha gente
Eu tenho desenvoltura                            Quero ouvir refrão de troco
“Água mole em pedra dura                    Que alegria de pobre
Tanto bate até que fura”                         Sempre dura muito pouco. (...)